domingo, 2 de dezembro de 2012

Relembranças: GP de Vancouver de 1997 (CART)


Por Gabriel Santos

Como eu ainda não tenho artigo pronto pra cá, eu vou postar o artigo que foi postado no Vida de Paddock hoje.


Já que estamos em depressão pós-temporada, então vamos ter relembranças até Fevereiro. O post de hoje vai falar um pouquinho sobre a CART, então vamos voar para Vancouver, especialmente no ano de 1997.
Décima-quinta e antepenúltima corrida da Temporada 1997. O batalhão de brasileiros estavam apostos para correr mais uma etapa da bendita temporada. Christian Fittipaldi, Gil de Ferran, Raul Boesel, André Ribeiro, Gualter Salles e Roberto Moreno (TROPA DE ELITE osso duro de roer!! kkk). Até que os brasileiros estavam indo bem, da Ferran se encontrava em segundo no campeonato, mas ainda não havia tido uma vitória brasileira naquele ano.
Gugelmin
Já nos treinos, Gugelmin mostrava serviço e acabou ficando próximo dos principais pilotos, marcando o quinto tempo. Enquanto isso, Gil ficou em sétimo lugar, seguido de Boesel, Ribeiro e Fittipaldi, que se classificaram em décimo segundo, décimo terceiro e décimo quarto, respectivamente. Para encerrar,  Moreno, que estava substituindo Patrick Carpentier, se classificou em vigésimo e Salles em último lugar, aonde não marcou nenhum tempo.
A corrida iniciou, com Jimmy Vaser na liderança até a volta 36, quando ''Big Mo'', apelido de Gugelmin (uma lindeza o apelido pro piloto, prefiro o meu Panasonic mesmo u.u), vai para a liderança, enquanto o americano vai para os boxes. Logo depois, Vasser retoma a ponta e Gugelmin fica pau-a-pau com ele até o ultimo pit stop do piloto na volta 73, mas o brasileiro ficou atrás de Bryan Herta, que era o lider até então.
Na volta 83, o carro de Alessandro Zanardi acaba meio que morrendo, mas depois de uma ''ressucitação'', ele volta a pista em décimo, bem atrás de  Gugelmin e Herta. Mas o italiano acabou ultrapassando o brasileiro, para recuperar sua volta perdida nos boxes. Na disputa pela liderança, ele e Bryan se colidiram, deixando a pista livre para Gugelmin conquistar a sua primeira vitória na CART, desde que iniciou, no ano de 1993. Até o fim da prova ele conseguiu administrar a vantagem para Vasser.
Gugelmin e Da Ferran no pódio ou Victory Lane
Para completar a festa brasileira, Gil da Ferran terminou em terceiro, fechando o pódio. Os outros Raul Boesel terminou em sexto, Christian Fittipaldi em nono, André Ribeiro em décimo,  Roberto Moreno em décimo quinto e Gualter Salles em vigésimo sexto.
Apenas 8 pilotos chegaram na mesma volta do líder, houve 4 bandeiras amarelas, calculando num total de 15 voltas.
Classificação Final em Vancouver
Pos.PilotoPaísEquipeChassisMotorTempo
Maurício GugelminBRAPacWestReynardMercedes1h 47m 17,995s
Jimmy VasserEUAChip GanassiReynardHondaà 2,872s
Gil de FerranBRAWalkerReynardHondaà 3,773s
Alessandro ZanardiITAChip GanassiReynardHondaà 7,738s
Al Unser Jr.EUAPenskePenskeMercedesà 16,438s
Raul BoeselBRABrahma SportsReynardCosworthà 23,160s
Mark BlundellINGPacWestReynardMercedesà 30,416s
Bryan HertaEUATeam RahalReynardCosworthà 30,466s
Christian FittipaldiBRANewman-HaasSwiftCosworthà 1 volta
10ºAndré RibeiroBRATasmanReynardHondaà 1 volta
11ºParker JohnstoneEUAReynardHondaà 1 volta
12ºJuan Fangio IIARGReynardToyotaà 2 voltas
13ºDario FranchittiESCReynardMercedesà 5 voltas
14ºHiro MatsushitaJAPReynardToyotaà 6 voltas
15ºRoberto MorenoBRANewman-HaasSwiftCosworthà 20 voltas(NC)
16ºMichael AndrettiEUANewman-HaasSwiftCosworthà 29 voltas(NC)
17ºGreg MooreCANPlayer's ForsytheReynardMercedesà 37 voltas(NC)
18ºScott PruettEUABrahma SportsReynardCosworthà 48 voltas(NC)
19ºAdrian FernandezMEXLolaHondaà 48 voltas(NC)
20ºMaximiano PapisITAReynardToyotaà 48 voltas(NC)
21ºMichel Jourdain Jr.EUALolaCosworthà 54 voltas(NC)
22ºRichie HearnEUALolaCosworthà 56 voltas(NC)
23ºChristian DannerEUAà 59 voltas(NC)
24ºBobby RahalEUATeam RahalReynardCosworthà 66 voltas(NC)
25ºP.J. JonesEUAReynardToyotaà 81 voltas(NC)
26ºGualter SallesBRADaviesReynardCosworthà 81 voltas(NC)
27ºDennis VitoloEUAà 99 voltas(NC)
28ºPaul TracyCANPenskePenskeMercedesà 99 voltas(NC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário